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A Pioneer do Brasil não efetua a venda direta de peças ou acessórios de forma avulsa. Se necessário, entre em contato com uma Assistência Técnica Pioneer para verificar possibilidade de fornecimento por meio de orçamento. A lista completa de assistências técnicas Pioneer está em nosso Website http://pioneer.com.br/suporte/postos-autorizados
Caso não encontre nenhuma Assistência Técnica autorizada Pioneer em um raio de 30 km de sua região, entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente Pioneer pelo telefone 0800 600 5725 ou por meio de nossa página Web na seção fale conosco: http://pioneer.com.br/suporte/fale-conosco. Após um breve cadastro, solicite seu código de postagem. Assim você encaminha seu aparelho com defeito pelo correio sem precisar pagar o frete. Caso queira agilizar o atendimento, preencha o formulario abaixo e envie para o email [email protected] anexando cópia da nota fiscal de compra ou cupom fiscal.
Os itens com asterisco * são obrigatórios para atendimento:
*Nome do titular da Nota Fiscal (Caso seja PJ, informar a Razão Social):
*CPF/CNPJ:
*Telefones para Contato:
*E-mail:
*Endereço completo em que fique alguém no horário comercial para receber o Produto:
*RUA/AV:
*Nº da CASA:
*BAIRRO:
*ESTADO:
*CIDADE:
*CEP (Conforme cadastro no site Correios):
*Modelo do equipamento:
*Número de Série (Encontra-se na parte de baixo do aparelho e contém 12 dígitos, sendo 4 letras iniciais, 6 números e termina com BR):
*Nome da loja em que foi comprado o equipamento:
*CNPJ da loja em que foi comprado o equipamento:
*Número da Nota Fiscal de compra:
*Data da compra (Conforme a Nota Fiscal de compra):
*Valor pago no equipamento:
*Defeito (Detalhado):
*Instalado conforme o Manual em modo Pós Chave (Quando liga o carro e o auto rádio liga junto) ou em modo Direto (Precisa apertar o botão ‘liga/desliga’)?
*Utiliza-se módulo amplificador, entre outros?
Veículo (Marca, modelo e ano) em que foi instalado:
Loja onde foi instalado:
Telefone da loja onde foi instalado com DDD:
Você pode consultar a lista completa dos Instaladores Premium Pioneer pelo nosso site: http://pioneer.com.br/onde-comprar/onde-instalar
A Pioneer do Brasil não realiza venda direta de seus produtos. Entretanto, você pode consultar em nosso site uma lista completa de todos os Instaladores Premium e Lojas Online que comercializam nossos produtos:
http://pioneer.com.br/onde-comprar/lojas-online
http://pioneer.com.br/onde-comprar/onde-instalar
Atualmente, a Pioneer do Brasil somente fabrica e comercializa equipamentos da linha automotiva no Brasil. Qualquer outro tipo de equipamento que não tenha sido comercializado oficialmente pela Pioneer do Brasil LTDA, não possui garantia nem suporte em território nacional. Porém, caso seu produto importado necessite de reparo ou de peças, pedimos que entre em contato com o fornecedor que lhe vendeu o equipamento para obter instruções sobre o processo de atendimento em garantia.
Para qualquer produto Pioneer, recomendamos fazer a instalação no modo pós-chave. Desta forma, quando o veículo estiver desligado, com a chave fora da posição de ignição, o equipamento também estará desligado e não consumirá energia da bateria do veículo, como indicado no manual de operações do equipamento. A instalação pós chave também protege seu aparelho durante a queda abrupta de tensão da bateria, que ocorre devido ao pico de corrente na partida do motor de arranque.
Essa instalação também evita que a bateria do veículo possa se descarregar, caso o proprietário esqueça de desligar o equipamento.
Orientação técnica – Instalação em modo pós-chave
Procure um Instalador Premium Pioneer ou um instalador especializado de sua confiança para que seja feita uma avaliação do seu projeto. Desta forma, ele poderá identificar suas necessidades, dimensionar e orientá-lo tecnicamente. A Pioneer do Brasil atualmente não presta suporte para instalação e confecção de caixas acústicas. Verifique lista de instaladores Premium Pioneer:
http://pioneer.com.br/onde-comprar/onde-instalar
Atualmente, a Pioneer do Brasil somente fabrica e comercializa equipamentos da linha automotiva no Brasil. A compra de equipamentos da linha PRO DJ só é possível por meio de importação diretamente com representantes ou distribuidores autorizados.
Ressaltamos que qualquer outro tipo de equipamento que não tenha sido comercializado oficialmente pela Pioneer do Brasil LTDA, não possui garantia nem suporte em território nacional. Caso seu produto importado necessite de reparo ou de peças, pedimos que entre em contato com o fornecedor que lhe vendeu o equipamento para obter instruções sobre o processo de atendimento em garantia. Em caso de dúvidas, entre em contato com nosso SAC para obter informações sobre como proceder sobre compra ou garantia.
As dimensões no painel dos veículos e configuração de chicote elétrico diferem de veículo para veículo e de montadora para montadora. Em alguns casos é necessário que o instalador faça um acabamento utilizando máscaras customizadas devido às dimensões do painel do veículo (largura e profundidade) além de verificar compatibilidade de conexões elétricas e eventuais adaptações. Recomendamos sempre procurar um instalador especializado de sua confiança, que faça uma avaliação do seu projeto e possa orientá-lo tecnicamente sobre a melhor maneira de instalar o seu Pioneer.
A garantia não cobre este tipo de custo (conforme informado no manual de instruções de cada produto). A instalação e retirada do equipamento do automóvel é de inteira responsabilidade do consumidor. O fabricante se responsabiliza somente pelos custos de envio e retorno de equipamentos a nossos postos autorizados (nos casos onde o equipamento possua uma garantia válida e o consumidor não possa se deslocar até uma de nossas assistências técnicas). Ressaltamos que eventuais danos causados durante o transporte gerados por mau acondicionamento do equipamento não é coberto pela garantia fabril.
Atualmente, a Pioneer do Brasil somente fabrica e comercializa equipamentos da linha automotiva no Brasil. A compra de equipamentos da linha HOME A/V só é possível por meio de importação diretamente com representantes ou distribuidores autorizados.
Ressaltamos que qualquer outro tipo de equipamento que não tenha sido comercializado oficialmente pela Pioneer do Brasil LTDA, não possui garantia nem suporte em território nacional. Caso seu produto importado necessite de reparo ou de peças, pedimos que entre em contato com o fornecedor que lhe vendeu o equipamento para obter instruções sobre o processo de atendimento em garantia. Em caso de dúvidas, entre em contato com nosso SAC para obter informações sobre como proceder sobre compra ou garantia.
A Pioneer do Brasil está em conformidade com a política nacional de resíduos sólidos (PNRS) e disponibiliza a seus clientes, a coleta de produtos não mais utilizados. Caso você possua algum produto da Pioneer e queira fazer seu descarte de forma correta, envie um e-mail para [email protected] e solicite a devolução do aparelho. Após um breve cadastro, será disponibilizado um código de postagem para que você possa devolver sem custo, seu aparelho usado ao fabricante. Por meio dessa ação, você ajuda o meio ambiente e contribui para que o produto possa ser reciclado ou receba destinação final adequada.
Problemas de recepção de sinais AM e FM geralmente estão associados a instalação deficiente, muitas vezes ocasionadas por falta de utilização de conectores recomendados. Sugerimos que a instalação seja verificada por um instalador profissional e experiente da sua confiança.
Orientação técnica – Como resolver problemas
de recepção deficiente de sinal AM FM
Problemas de câmera de ré geralmente estão associados a instalação deficiente, muitas vezes ocasionadas por falta de utilização de conectores recomendados. Sugerimos que a instalação seja verificada por um instalador profissional e experiente da sua confiança.
Orientação técnica – Como resolver problemas com câmera de ré
Sim, é normal, pois alguns componentes eletrônicos dentro dele geralmente operam na faixa de 0ºC e 70ºC (em alguns casos em até 125ºC, sem ocorrer danos).
Importante: Ao instalar o aparelho no console do veículo, certifique-se de que há um espaço suficiente para a devida ventilação, conforme consta no manual de instruções. Em caso de dúvidas, procure um instalador profissional de sua confiança.
Verifique se os filtros chamados passa-alto e passa-baixo estão ativados. Se estiverem incorretamente configurados, o equipamento não emitirá frequências que estejam na faixa de corte dos alto-falantes dando a impressão de que não existe áudio. Acesse abaixo a Orientação Técnica mais detalhada que irá lhe ajudar a identificar o problema e soluciona-lo. Se o sintoma persistir, encaminhe o aparelho para uma assistência técnica Pioneer mais próxima de sua região ou solicite a logística reversa através do canal Fale Conosco.
Orientação técnica – Sobre ausência de áudio no canal traseiro
Alguns aparelhos automotivos Pioneer possuem a função W/R (Wired Remote) que permite o controle de algumas funções do aparelho por meio de comandos do volante do veículo. A utilização desta função pode requerer a utilização de módulo conversor (interface), e uma instalação especializada.
A sequência de músicas exibida no aparelho pode diferir da forma como ela é organizada no computador devido a fatores como: extensão do arquivo, nomenclatura, formatação do áudio (taxa de compreensão, velocidade de gravação, etc), caracteres embutidos, arquivos ocultos, além da procedência dos arquivos. Esta característica é normal e está descrita no manual de usuário do aparelho, na página sobre *armazenamento USB.
Com os passar dos anos, os aparelhos eletroeletrônicos estão possuindo cada vez mais funcionalidades, algumas vezes simplificando e se moldando conforme as necessidades do cliente.
Devido alguns sintomas que o aparelho pode apresentar que é, na maioria das vezes, configurado pelo próprio cliente sem a sua ciência, é recomendado que seja efetuada a reinicialização do microprocessador, voltando as configurações iniciais de fábrica. Antes de levar um equipamento a assistência técnica, é importante executar o reset do aparelho para que ele volte a suas configurações originais.
Orientação técnica – Sobre a reinicialização do aparelho para o
modo reset de fábrica
Geralmente, este sintoma não é um defeito do aparelho, mas sim uma consequência do produto instalado inadequadamente. Acesse abaixo a Orientação Técnica mais detalhada que irá lhe ajudar a identificar o problema e soluciona-lo. Se o sintoma persistir, encaminhe o aparelho para uma assistência técnica Pioneer mais próxima de sua região ou solicite a logística reversa através do canal Fale Conosco.
Orientação técnica – Como resolver problemas
com desligamento involuntário
Se o equipamento não estiver instalado no modo pós chave, as funções podem travar, apresentar erros ou não funcionar corretamente devido a instabilidade na alimentação da memória na hora da partida do veiculo. Acesse abaixo a Orientação Técnica mais detalhada que irá lhe ajudar a identificar o problema e soluciona-lo. Se o sintoma persistir, encaminhe o aparelho para uma assistência técnica Pioneer mais próxima de sua região ou solicite a logística reversa através do canal Fale Conosco.
Orientação técnica – Como resolver problemas
com ausência de áudio em todos os canais
A Pioneer do Brasil não realiza venda direta em nenhum tipo de plataforma. O nosso portfólio de produtos pode ser encontrado e adquirido através dos nossos parceiros oficiais: lojas online, distribuidores, instaladores premium e concessionárias. Você pode consultar os estabelecimentos parceiros no menu “Onde Encontrar”, de acordo com o canal de compra mais apropriado para você, seja pessoa física ou jurídica.
A Pioneer do Brasil não possui loja oficial ou promove venda direta na web da sua linha de produtos Car Audio. Todos os seus produtos Car Audio para o consumidor final, pessoa física, podem ser adquiridos, exclusivamente, por meio de e-commerces parceiros, que podem ser acessados pelo consumidor a partir da página: https://pioneer.com.br/comprar-online/. Não caia em golpes comprando em lojas desconhecidas. Fique atento e siga as dicas a seguir para evitar riscos de fraudes em suas compras on-line:
Dicas para compras virtuais mais seguras
-
- Verifique os dados da empresa;
- Não compre de canais sem informações de contato;
- Fique atento à certificação digital;
- Verifique também a qualidade de textos e imagens;
- Cheque a reputação da empresa;
- Peça indicações;
- Leia a Política do Site;
- Compre apenas através de dispositivos seguros;
- Cuidado com preços muito baixos;
- Guarde seus comprovantes.
O processador de som universal de som é um módulo de áudio externo que permite melhorar a experiência sonora de veículos que tenham rádios com poucos recursos ou porque o proprietário não quer alterar o painel original. Dentre os recursos disponíveis estão:
1) Possibilidade de expansão para 31 bandas utilizando o celular via aplicativo Pioneer Sound Tune.
2) Permite função alinhamento de tempo e simulação de “som ao vivo” utilizando o aplicativo Pioneer Sound Tune.
3) Possui 3 saídas RCA (4V) e permite instalação de alto falantes em modo “Rede”.
Orientação técnica – Informações complementares sobre o DEQ-S1000A
A aplicação de película na tela da multimídia utiliza “borrifação de água na tela” que pode escorrer para dentro dos botões e componentes do aparelho causando oxidação. Além disso, a utilização de películas pode diminuir a sensibilidade de resposta da tela de toque. Para manter sua tela livre de riscos, sugerimos que utilize somente o dedo para o manuseio e não utilize outros objetos. Caso seja necessário limpeza, utilize pano úmido conforme destacado em seu manual de usuário.
O ARC (Advanced Remote Control) é um aplicativo que permite controlar algumas funções de alguns modelos de equipamento Pioneer pelo celular. O aplicativo está disponível para IOS e Android. Saiba mais acessando a orientação técnica.
Pioneer Smart Sync é um aplicativo que expande a integração do equipamento ao celular. Saiba mais acessando a orientação técnica.
Para usar a saída RCA, é necessário instalar um módulo de potência entre o aparelho e o alto-falante/subwoofer. Consulte a Orientação Técnica, clicando no botão abaixo para visualizar o procedimento passo-a-passo.
Sugerimos que sejam verificadas as condições de ambiente e uso do equipamento (utilização do veículo em estradas de terra, ambientes empoeirados, etc.). De preferência , ao trafegar em locais como estes, utilize os vidros do carro fechados. É importante também manter o interior do veículo limpo e aspirado sempre que possível. De qualquer forma, você pode procurar um de nossos parceiros autorizados para desmontagem e limpeza por meio de orçamento fora de garantia. Reiterando que os danos ou defeitos causados por agentes externos, por danos por uso de CDs/DVDs de má qualidade, ação de produtos de limpeza, excesso de pó, infiltração de líquidos, produtos químicos automotivos, tentativa de furto ou roubo e demais peças que se desgastam naturalmente com o uso (por exemplo: baterias, acessórios, botões, painéis, cintas), ou por outras condições anormais de utilização, em hipótese alguma serão de responsabilidade do fabricante).
Agora é possível exibir a tela do Apple CarPlay e a tela das funções da Multimídia Pioneer ao mesmo tempo, na mesma tela do aparelho (Apenas para os modelos DMH-ZF9380TV e DMH-ZS9380TV).
Esta função é útil para quando estiver utilizando um aplicativo dentro da plataforma Apple CarPlay e querer alternar para a função rádio ou USB da Multimídia de uma forma mais ágil. Para mais detalhes, acesse as orientações técnicas no botão abaixo.
A Pioneer disponibilizou por meio do app Pioneer Smart Sync, a comunicação com interface OBD II, que permitirá a exibição de informações do veículo como velocidade média, tempo de viagem, consumo de combustível, etc.
Para que esta função fique disponível no app Pioneer Smart Sync, será necessário que o consumidor tenha o dispositivo OBD II bluetooth conectado na entrada OBD II de seu veículo. Para mais detalhes, acesse as orientações técnicas no botão abaixo.
Orientação técnica – Sobre exibição de informações de bordo no app Pioneer Smart Sync
Os aparelhos possuem a recepção Bluetooth de Classe 2, suportando pareamento nominal para até 10 metros de distância, porém essa distância pode ser afetada por diversos fatores, assim como:
– Obstáculos (carroceria do veículo ou embarcação, objetos, paredes, etc);
– Baixa potência do transmissor (celular, smartphone, etc);
– Outros equipamentos ao redor.
Deve-se observar os fatores acima durante a utilização da função Bluetooth. Para mais detalhes, acesse as orientações técnicas no botão abaixo.
Orientação técnica – Sobre falha na conexão Bluetooth à curta distância
A Pioneer do Brasil não fabrica ou comercializa controle remoto de longas distância do tipo rádio frequência, USB e qualquer outro tipo disponível no mercado, por isso, não tem condições de prestar suporte em relação a esse tipo de acessório ou garantir a compatibilidade com o seus produtos.
Orientação Técnica – Incompatibilidade de Controles de Longas Distâncias
Sim, todas as multimídias da Pioneer que possuem suporte à função Android Auto™ continuam compatíveis. Recentemente a empresa Google anunciou sobre a descontinuidade do aplicativo “Android Auto™ para Smartphones”, conforme anúncio oficial da empresa, que pode ser lido nesse link. De acordo com o comunicado, essa alteração afeta o uso do aplicativo quando utilizado na própria tela do smartphone. Dessa forma, a interface “Android Auto™ para Carros” continua funcionando normalmente nas multimídias homologadas Pioneer.
Modelos Aplicáveis: AVH-Z9180TV e AVH-Z9280TV. A função REAR permite a reprodução de uma imagem diferente da imagem da tela principal do aparelho, instalada na saída auxiliar de vídeo do multimídia.
Orientação técnica – Sobre as funções “rear” e “mirroring” nas multimídias receivers
Sobre o aplicativo AVICSYNC, ele foi descontinuado das lojas oficiais de aplicativos App Store (iOS) e Play Store (Android) em dezembro de 2021, não sendo mais disponibilizado em sua loja de apps.
Sugerimos a utilização da interface *Apple CarPlay™, *Android Auto™ ou a *função de espelhamento.”
*Verifique se a sua multimídia possui compatibilidade com essas funções no manual de usuário do seu aparelho Pioneer.
Para ter acesso ao passo a passo de como ativar a função Alexa™, em sua Multimídia, basta clicar no botão abaixo “Orientação técnica”.
Orientação técnica – Como faço para ativar a função Alexa™, na minha multimídia compatível?
Para ter acesso ao passo a passo de como adicionar Wallpaper via app CarAVAssist em sua Multimídia, basta clicar no botão abaixo “Orientação técnica”.
Os conectores podem variar de acordo com o modelo do aparelho. Em casos de dúvida, verifique no manual de instalação do aparelho ou com um instalador de sua confiança. Acesse abaixo a Orientação Técnica mais detalhada que irá lhe ajudar a identificar o problema e soluciona-lo. Se o sintoma persistir, encaminhe o aparelho para uma assistência técnica Pioneer mais próxima de sua região ou solicite a logística reversa através do canal Fale Conosco.
Orientação técnica – Como resolver problemas
para ligar o aparelho
Sistema Operacional Android apenas: Informamos que a partir da versão do app Pioneer Smart Sync 4.7.0 (final de Novembro/2023), encerrará o suporte do reconhecimento do formato de áudio AAC.
Orientação técnica para download
As nossas multimídias, diferentemente dos smartphones e tablets, utilizam um sistema operacional próprio Pioneer. Com isso, não possuem um aplicativo de lojas integrado ao sistema, impossibilitando baixar arquivos de terceiros. No entanto, sua capacidade de processamento atenderá todos os recursos mencionados em nossos manuais de usuário. A utilização dos sistemas operacionais veiculares Apple CarPlay™, Android Auto™ e WebLink™, não utilizam um alto nível de processamento da multimídia, uma vez a boa parte do processamento é realizada no próprio smartphone. Por isso que, os celulares podem apresentar um aquecimento acima do normal enquanto estes estão conectados as multimídias e sendo reproduzidas nessas interfaces. Recomendamos que os celulares não fiquem em lugares fechados como no bolso, para que não comprometa o seu funcionamento.
Orientação técnica – Informação de Memória RAM e/ou Processamento
De uma forma geral, não existe um limite de capacidade máximo, o que deve ser observado são os seguintes requisitos:
– O dispositivo USB ou SD deve ser 2.0 (Cartões SD ou Pendrives de capacidade muito grande geralmente são 3.0)
– O dispositivo USB deve estar formatado em FAT32 (Cartões SD ou pendrives de capacidade muito grande geralmente não possuem esta opção de formatação)
– A hierarquia de pastas e quantidade de níveis deve ser respeitada
– Arquivos ocultos ou protegidos não são reproduzidos
– Os arquivos ou pastas devem estar nomeados com no máximo 32 caracteres para que sejam mostrados corretamente
– Pode haver atraso na reprodução se o dispositivo USB ou SD tiver uma lista muito extensa de arquivos ou várias hierarquias de pastas”
De uma forma geral, recomendamos a utilização de pen drives de até 8 Gb, pois este possui boa capacidade de memória e proporciona rapidez de leitura . Salientamos que quanto maior a capacidade de armazenamento de arquivos, maior poderá ser a demora do aparelho para conseguir localizar suas músicas ou vídeos.
Geralmente essa mensagem aparece quando o tipo de arquivo que você quer reproduzir não é compatível com o aparelho Pioneer.
Verifique no manual de instruções do produto, na área “Informações Adicionais”, todos os formatos de arquivos que são compatíveis com o seu aparelho e compare com o formato de arquivo que deseja reproduzir.
Trata-se de um defeito do aparelho relacionado ao bluetooth. Entre em contato com o posto autorizado mais próximo ou solicite a logística reversa através do canal Fale Conosco.
Geralmente a causa está relacionada a ligação incorreta dos fios do alto-falante, o que disparou o circuito de proteção do equipamento. Nestes casos, deve-se verificar a instalação e corrigir as possíveis causas abaixo:
– Alto-Falante com impedância abaixo de 4 Ω
– Ligação em paralelo que gerou impedância abaixo de 4 Ω
– Fios mau conectados ou mau isolados encostando na carcaça
Caso a verificação seja realizada e ainda assim o problema persista, encaminhe o equipamento para o serviço Autorizado Pioneer.
Isso ocorre quando o equipamento está com configuração incorreta de polaridade da camera de ré. Faça um teste desabilitando a função “câmera de ré” para que o aparelho volte ao seu funcionamento normal e depois faça a configuração de polaridade da forma correta na tela de configurações do aparelho. Caso não saiba qual é a polaridade em que a câmera de ré é acionada, procure um instalador de sua confiança para fazer a configuração correta. A forma correta de funcionamento é simples:
Se o fio Roxo/Branco é conectado ao (-) Terra para chamar a câmera, a polaridade configurada no aparelho deve ser “Terra”
Se o rio Roxo/Branco é conectado ao (+) Positivo para chamar a câmera, a polaridade configurada no aparelho deve ser “Bateria”
Orientação técnica – Como resolver problemas
com mensagem de tela invertida
Faça as seguintes verificações:
1 – Verifique se o dispositivo e o radio estão com a função “visível” ativado
2 – Verifique se o dispositivo e o radio estão com a função “conexão automática” ativado.
3 – Verifique se a quantidade de dispositivos pareados excede o limite do equipamento (geralmente 3). Se tiver excedido, faça a limpeza da memória bluetooth.
4 – Verifique se o microfone com fio está conectado a traseira do equipamento (sem danos ao cabo)
5 – verifique se o celular ou o Pioneer estão no modo “privado”, se estiver desabilite.
Se ainda assim o problema persistir, faça a restauração de fábrica no seu Pioneer e tente novamente seguindo o passo a passo descrito acima.
Lembramos que durante uma ligação telefônica via conexão Bluetooth, o Áudio do interlocutor em seu equipamento é emitido pelos canais frontais ou pela saída pré-amplificada RCA frontal. Se os canais frontais não estiverem instalados da forma correta, procure um instalador especializado de sua confiança e faça possíveis correções necessárias.
Ressaltamos que somente celulares com tecnologia Bluetooth e que possuem os protocolos A2DP e AVRCP têm conexão com os equipamentos da Pioneer do Brasil. Para verificar se o seu equipamento possui estes protocolos, por favor entre em contato com fabricante de seu celular. No entanto, não podemos garantir a compatibilidade de nosso equipamento com todos modelos de celulares disponíveis. É possível que ocorram eventuais incompatibilidades de hardware com alguns modelos ou marcas de celulares existentes no mercado.
A recepção de sinal de TV depende da disponibilidade, potência e qualidade de sinal 1SEG (sinal digital de baixa resolução para aparelhos portáteis) transmitido na região. Alguns fatores podem influenciar na qualidade da recepção do sinal de TV tais como veículo parado garagens de edifícios, passagem por túneis, etc. A instalação da antena de forma incorreta também pode atrapalhar a recepção de sinal (embaixo do teto metálico do veículo, danificada durante a passagem do cabo, com emendas, etc). Para consultar a forma correta de instalação da antena de TV, verifique o título “Instalação da Antena de TV”, presente no manual do aparelho Pioneer.
Orientação técnica – Como resolver problemas
de recepção de TV
Significa que o equipamento excedeu a quantidade máxima de celulares pareados. Nestes casos, execute a limpeza da memória no menu de bluetooth do equipamento e tente executar um novo pareamento.
Atenção: Caso o cliente queira utilizar um novo celular com as funções Android Auto ou Carplay e a memória já esteja cheia, será necessário eliminar um dos telefones registrados no equipamento da Pioneer, para dar espaço ao telefone com Android Auto ou Carplay (estes aplicativos se conectam utilizando o cabo USB e Bluetooth simultaneamente).
Orientação técnica – Como resolver problemas
de memória cheia
Alguns modelos de equipamentos saem de fábrica com esta configuração inicial sendo necessário escolher a configuração de acordo com o tipo de instalação presente no veiculo. O “Modo padrão” faz a separação dos canais de áudio po posição, ou seja, os canais ficam divididos em audio frontal, traseiro e subwoofer. Já no “Modo Rede”, os canais de áudio são separados por frequência utilizando o crossover interno do equipamento, assim os canais frontais se tornam em canais para alta frequência (ligação de tweeter), os canais traseiros se tornam canais de media frequência (ligação de alto falantes do tipo mid range) e os canais de Sub se transforma em canais de baixa frequencia (para ligação de sobwoofer). Caso a configuração escolhida não esteja de acordo com o tipo de instalação, pode ocorrer danos ao alto falante além de problemas como:
(1) Equipamento está com audio anormal (sem grave, sem agudo, etc)
(2) Não apresenta audio am alguns canais (principalmente caixas traseiras)
(3) Não apresenta áudio nos alto falantes em chamadas bluetooth
Na dúvida, sempre procure orientação de um instalador de sua confiança para que seu equipmento seja instalado e configurado da forma correta.
O aplicativo CarAVAssist ajuda você a configurar e utilizar várias funções na sua multimídia Pioneer.
– Configure a notificação para o seu smartphone;
– Personalize a tela inicial do seu receptor;
– Adicione a sua própria imagem de fundo.
Orientação Técnica – Como faço para configurar e utilizar o aplicativo CarAVAssist
A Dashcam foi desenvolvida para registrar o seu percurso, além de possuir recursos especiais para lhe proporcionar mais segurança dentro e fora do veículo. Para saber todos os detalhes, consulte a orientação técnica, disponibilizada no botão abaixo.
Orientação técnica – Sobre informações e procedimentos de testes VREC-100CH
A Dashcam foi desenvolvida para registrar o seu percurso, além de possuir recursos especiais para lhe proporcionar mais segurança dentro e fora do veículo. Para saber todos os detalhes, consulte a orientação técnica, disponibilizada no botão abaixo.
Orientação técnica – Sobre informações e procedimentos de testes VREC-200CH
Para que o aparelho reproduza vídeos carregados em um pen-drive, é necessário que o vídeo seja gravado ou convertido usando as especificações suportadas pelo aparelho. Algumas delas são:
- Formato suportado pelo aparelho
- Resolução suportada
- Taxa de bits
- Quantidade de quadros por segundo
- Tamanho máximo do arquivo ou tempo de execução.
Todas as informações necessárias podem ser encontradas no final do manual do usuário de cada aparelho. Certifique-se de que a gravação ou conversão de seu arquivo está dentro desses parâmetros.
Veja abaixo algumas orientações para preparação de seu dispositivo USB.
- O dispositivo USB deve ser 2.0 para modelos antigos de multimídia, os modelos mais novos já suportam dispositivos 3.0.
- O dispositivo USB deve estar formatado em FAT32 para modelos antigos. Modelos de multimidia mais novos como da linha Z, já são capazes de executar mídias que estejam em formato NTFS.
- A hierarquia de pastas e níveis deve ser respeitada.
- Arquivos ocultos ou protegidos não são reproduzidos. Verifique se os arquivos Divx foram registrados e convertidos no formato correto.
- Os arquivos ou pastas devem estar nomeados com no máximo 32 caracteres.
- Pode haver atraso na reprodução se o dispositivo USB tiver uma lista muito extensa de arquivos ou várias hierarquias de pastas.
Utilize os vídeos de amostra (MP4 e AVI) para que você possa realizar o teste no seu aparelho, bastar realizar o download dos arquivos e carregar em seu pendrive.
Baixe aqui vídeos teste em formato .MP4 e .AVI
**Os vídeos aqui disponibilizados para download têm a única função de servir como testes de arquivos e os seus respectivos conteúdos são apenas ilustrativos.**
A Função FLASHING LIGHT permite o comando de luzes acompanhando as batidas da sua playlist. Para saber como ativar, consulte a orientação técnica, disponibilizada no “botão” abaixo.
A imagem do dial na tela do aparelho é apenas uma imagem estática meramente ilustrativa e não se move de acordo com a alteração das estações de rádio. Essa condição é normal e esperada.
Os modelos Dashcams Pioneer VREC-100CH e VREC-200CH demanda da utilização específica do cartão de memória do tipo SD Classe 10 (número 10 circulado no corpo do cartão). Antes da utilização pela primeira vez, o cartão inserido na câmera deverá ser formatado no próprio aparelho.
Orientação técnica – Dashcams travando vídeos
Este aparelho liga e desliga automaticamente ao virar a chave de ignição para a posição acessória. Com isso, a tomada do veículo e alimentada e o aparelho liga ou desliga. Essa condição é normal e esperada. Para o seu devido funcionamento, o aparelho deve estar sempre com o carregador conectado a tomada acessória do veículo. A bateria serve somente para atuar quando o veículo sofre algum impacto estacionado (sensor G será ativado). Assim o equipamento liga sozinho, efetuando a gravação por 30 segundos e depois desliga.
Este aparelho liga e desliga automaticamente ao virar a chave de ignição para a posição acessória. Com isso, a tomada do veículo e alimentada e o aparelho liga ou desliga. Essa condição é normal e esperada. Para o seu devido funcionamento, o aparelho deve estar sempre com o carregador conectado à tomada acessória do veículo. A bateria serve somente para atuar quando o veículo sofre algum impacto estacionado (sensor G será ativado). Assim o equipamento liga sozinho, efetuando a gravação por 30 segundos e depois desliga.
O sintoma de travamentos os aparelhos Pioneer, podem ocorrer devido sua a má instalação no veículo. Consulte a orientação técnica, disponibilizada no botão abaixo.
Alguns modelos de multimídia Pioneer, possuem microfone integrado de alta sensibilidade de captação, não sendo necessário deixar o volume de captação em nível alto.
Alguns aparelhos Pioneer podem apresentar uma mensagem na tela “Erro-19”, quando um dispositivo USB é conectado na mesma. Saiba mais acessando a orientação técnica abaixo.
Problemas de recepção de sinais AM e FM geralmente estão associados a instalação deficiente, muitas vezes ocasionadas por falta de utilização de conectores recomendados. Sugerimos que a instalação seja verificada por instalador profissional experiente de sua confiança e que sejam revisados os pontos que consta na Orientação Técnica, indicada no botão abaixo.
Orientação técnica – Como resolver problemas de recepção de sinais AM e FM (Linha MVH)
O AppRadio é um aplicativo que faz o sincronismo com a multimídia e permite acessar alguns aplicativos compatíveis diretamente da Multimídia. Para saber como ativar, consulte a orientação técnica, disponibilizada no “botão” abaixo.
O Weblink™ é um aplicativo que faz o sincronismo com a multimídia e permite acessar alguns aplicativos compatíveis diretamente da CM. O aplicativo está disponível para IOS e Android. Para saber mais sobre o aplicativo, consulte a orientação técnica, disponibilizada no botão abaixo.
Caso a função GPS da multimídia Pioneer tenha algum sintoma de imprecisão, consulte a orientação técnica, disponibilizada no botão abaixo.
Orientação técnica – Posicionamento Incorreto do GPS no CarPlay e Android Auto
Certifique-se de que seu celular não está com a opção de economia de energia ativada. Se a função estiver ativada, o aparelho celular pode desligar aplicativos que aparentem ociosidade (como Android Auto™). Para que as funções Android Auto™ ou Apple CarPlay™ funcionem adequadamente, é necessário que o sinal móvel de celular possua conexão de alta velocidade, com boa intensidade e qualidade. Para mais detalhes, acesse as orientações técnicas no botão abaixo.
Orientação técnica – Falha na conectividade com veículo em movimento
Quando o farol do veículo é aceso, a multimídia interpreta que está escuro e reduz o brilho da tela para aumentar o conforto e não ofuscar a visão do motorista. Para mais detalhes, acesse as orientações técnicas no botão abaixo.
Orientação técnica – Como alterar o brilho da tela do aparelho a noite
Existe algum equívoco de instalação. Possivelmente o fio laranja está conectado aos fios que acendem a luz de freio e com isso a tela da multimídia escurece ao pisar no freio. Para mais detalhes, acesse as orientações técnicas no botão abaixo.
Orientação técnica – Sobre escurecimento da tela do aparelho ao acionar o freio
O modelo SPH-DA138TV somente faz a conectividade de um smartphone marca Apple via CarPlay (exibe algumas funções de seu celular diretamente na tela do multimídia) de aplicativos homologados e autorizados pela atual legislação de trânsito. Este produto não é compatível com celulares Android utilizando a função Android Auto.
Orientação técnica – Sobre falha na conectividade no SPH-DA138TV
Isso geralmente ocorre quando é reutilizado o conector USB original do console do veículo (erro de inversão ou utilização de fios inadequados). A interface com Android Auto requer alto tráfego de dados e alto consumo de corrente no cabo USB. Geralmente a correção dos cabos, a troca do cabo extensor ou a conexão direta do cabo USB ao multimídia resolvem este problema.
Orientação técnica – Sobre problema de conectividade via cabo USB
Informamos sobre uma mudança importante sobre conectividade com o aplicativo Spotify™ para dispositivos Android ao usar o Spotify™ como uma fonte A/V dedicada em receivers automotivos Pioneer. Para maiores informações, acesse as orientações técnicas clicando no botão abaixo.
Orientação técnica – Sobre não funcionamento da entrada dedicada para o app Spotify
No recurso de espelhamento do WebLink Cast™, não é possível reproduzir conteúdo de streaming de vídeo, nesses casos somente o áudio é reproduzido por questões de segurança e legislação de trânsito. Para saber mais, consulte as orientações técnicas clicando no botão abaixo.
Orientação técnica – Sobre não funcionamento do espelhamento de streaming de vídeo via WebLink Cast™
Trocar o cabo USB tipo C utilizado. Certifique-se de está utilizando cabos ou adaptadores originais certificados, pois os cabos de marca paralela não funcionam. Caso esteja usando tomada reaproveitada do console do veículo ou adaptações, conecte o cabo diretamente à porta USB da sua multimídia. Para saber mais, acesse as orientações técnicas clicando no botão abaixo.
Orientação técnica – Sobre não funcionamento do Android Auto com celulares de conector USB tipo C
No decorrer do funcionamento dos modelos Multimídias Receivers DMH-ZS9380TV e DMH-ZF9380TV, pode ser exibido uma mensagem de erro na tela “Erro de sensor. Consulte o seu revendedor ou centro de atendimento da Pioneer”. Essa mensagem pode estar relacionado a instalação do módulo do aparelho com o ângulo maior do que 30° em relação a horizontal ou o módulo solto dentro do console do veículo.
Orientação técnica – Sobre erro de sensor nos modelos DMH-ZS9380TV E DMH-ZF9380TV
A multimídia Pioneer pode exibir uma mensagem de aviso “USB foi desconectado para proteção do dispositivo”.
Nessas situações, o aparelho detectou um curto circuito no dispositivo USB ou cabo conectado. Com isso, o mesmo desabilita a entrada USB para proteger a multimídia de danos.
Orientação técnica – Sobre a mensagem de tela: “USB foi desconectado para proteção do dispositivo”
A Multimídia Pioneer pode exibir uma mensagem na tela “ERRO 02”. Consulte as informações clicando no “botão” Orientações Técnicas, e execute as ações corretivas sugeridas.
Para saber mais detalhes, consulte a orientação técnica disponível no botão abaixo.
Orientação técnica – Sobre mensagem de “ERRO 02” na tela da multimídia
As Multimídias Receivers com tela flutuante possuem um cabo de conexão entre a tela e o módulo principal. Devido ao mal encaixe no plug de conexão, a tela do aparelho irá causar o mal funcionamento, como tela piscando e/ou desligando com intermitência.
Orientação técnica – Sobre tela piscando com intermitência em multimídia com tela flutuante
Nos aparelhos smartphones iPhone 12 ou superiores poderá ocorrer dificuldades em realizar conexão com a multimidia via Wi-Fi ou também dificuldades em utilizá-los como roteadores em seu aparelho Pioneer.
Para esses casos orientamos para que execute a seguinte configuração abaixo no iPhone 12 ou superior:
– Acessar Ajustes -> Acesso Pessoal e verifique se o recurso “Maximizar Compatibilidade” está ativado.
Orientação técnica – Sobre dificuldade de conexão wi-fi com iPhone 12 ou superiores
Quando o smartphone está conectado na Multimídia Pioneer utilizando a interface CarPlay™ ou Android Auto™, as mensagens de áudio recebidos pelo app Whatsapp, não são liberadas para reprodução, sendo uma restrição da própria interface. Porém as mensagens de texto, são lidas e reproduzidas por áudio normalmente pela assistente de voz do smartphone.
O modelo Multimídia Receiver DMH-A4480BT não está mais possuindo a opção “Source Off”, com isso, a função “Comando de Volante” fica desabilitada nas configurações do aparelho. Para ativar a função “Comando de Volante”, basta efetuar o aterramento do fio “Parking”. Aterrando o fio “Parking” do chicote, a função “Comando de Volante” fica ativa para a sua configuração.
Orientação técnica – Sobre habilitar função comando de volante na multimídia DMH-A4480BT
Esta mensagem de erro significa que o pen-drive conectado no aparelho não está formatado apropriadamente para o formato FAT32. Veja o procedimento para formatá-lo apropriadamente, clicando no botão abaixo “Orientação técnica”.
As Multimídias Receivers da linha DMH-Z podem apresentam uma mensagem de aviso “O Sensor de velocidade está desconectado. Por favor, conecte-o”. Essa mensagem é normal e esperada, caso o fio do sensor de velocidade (rosa) não esteja conectado. Quando o fio pulso de velocidade está conectado ao sensor de velocidade do veículo, a multimídia faz a sua auto calibração com o carro em movimento. Com isso, o posicionamento da navegação do GPS fica mais precisa (principalmente quando se transita em túneis, rotatórias, subidas, locais com falta temporária do sinal GPS, etc). Caso a ligação deste fio não seja efetuada, o aparelho exibirá a mensagem na tela, pois as funções CarPlay™ e Android Auto™ demandam essa precisão para funcionar adequadamente.
Orientação técnica – Sobre Mensagem de Sensor de Velocidade Desconectado
Sistema Operacional Android:
O app Pioneer Smart Sync nos dispositivos do tipo Android pode ocasionar alguns sintomas inesperados como:
– O aplicativo fecha inesperadamente quando ativa-se a função Bluetooth;
– O aplicativo fecha inesperadamente durante mudanças de funções no aplicativo.
Sistema Operacional IOS:
Para os smartphones que utilizam a versão do sistema operacional iOS 12 ou inferiores, a partir do dia 01 de abril de 2023, o aplicativo Pioneer Smart Sync não será mais compatível, não garantido mais o funcionamento nestes dispositivos.
A função Siri® Eyes Free é uma conexão simplificada da empresa Apple que, para um rápido acesso ao assistente de voz Siri® por meio da multimídia do veículo, é possível acioná-la com apenas um toque de botão, sem a necessidade de olhar ou tocar no iPhone.
Não é possível garantir o sincronismo de áudio e vídeo quando os mesmos são executados simultaneamente de fontes diferentes como por exemplo: vídeo no celular e áudio via Bluetooth na multimídia devido aos fatores abaixo:
– Multimídia não foi desenvolvido para essa finalidade. O vídeo deve ser executado na própria multimídia;
– A velocidade de processamento dos sinais nos equipamentos são diferentes entre smartphone e multimídia;
– Smartphones com hardware inferior tendem a transmitir o áudio via Bluetooth a uma taxa de transferência menor, o que gera um atraso na execução por outro dispositivo;
– O sinal de Bluetooth não possui nenhum tipo de regulação de sincronismo entre fontes distintas de execução;
– A transmissão de áudio via Bluetooth é limitada a 24Mbits/s.
Orientação técnica – Vídeo sem sincronismo com o áudio, o que fazer?
High Resolution Audio (Hi-Res) é um termo utilizado para formatos de arquivos de áudio com taxa 96kHz/24 bits ou maior. Para garantir a reprodução de arquivos neste formato, é necessário que todo o conjunto de áudio da instalação se enquadre dentro desta tecnologia (aparelho de som, alto-falantes, fonte de áudio etc.). As suas especificações podem transmitir mais informações de áudio digital em comparação aos CDs. Como resultado, o Hi-Res Audio oferece uma experiência de audição mais completa, envolvente e com reprodução musical mais detalhada.
Aplicativos AppRadio Mode+ e AppRadio – Encerramento ao Suporte
Prezado(as) Clientes Pioneer,
Estamos fornecendo informações importantes sobre os aplicativos AppRadio Mode+ e o AppRadio.
A partir do dia 01/04/2024, a corporação Pioneer descontinuou a disponibilidade do aplicativo AppRadio na loja de aplicativos App Store (iOS) e Play Store (Android) e o suporte para AppRadio Mode+.
Se os usuários existentes do aplicativo AppRadio atualizarem os sistemas iOS e/ou Android para a atual versão, o AppRadio Mode+ não estará mais disponível.
Se houver qualquer dúvida ou questionamentos, por favor entre em contato com no nosso SAC para 0800-600-5725 de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h, exceto feriados ou deixe uma mensagem em nosso website https://pioneer.com.br/fale-conosco.
A funcionalidade de demonstração que corta o sinal de saída de áudio da sua multimídia é uma característica intencional e projetada pela Pioneer para beneficiar as ações de exposição de produtos e apresentação do produto em nossos revendedores. Gostaríamos de tranquilizá-lo ao afirmar que o comportamento descrito não indica um problema com o seu aparelho.
Como essa funcionalidade é específica para os expositores, recomendamos desativar o modo de demonstração, seguindo os passos abaixo:
– Toque em [Inicia] , localizado no lado esquerdo do aparelho;
– Em seguida toque em [Configuração] ;
– Selecione [Sistema];
– Na sequência [Modo Demonstração] e coloque na posição OFF.
Você pode atualizar o GPS da sua Central Multimídia pelo site https://www.naviextras.com. Neste link é possível encontrar as atualizações após o cadastro do número de série do equipamento e dados do cliente.
Recomendamos a atualização conforme sugerido pelo modelo e fabricante, respeitando as características dos itens citados acima. Em atualizações diferentes do pacote básico que acompanha o equipamento, como por exemplo Mapas de Radares (que não está no portfólio já contratado), a compatibilidade não é garantida e há chances de ocorrer eventuais problemas de conflito de software no equipamento e necessidade de restauração, sendo que este tipo de situação não é coberta pela garantia do equipamento.
Orientação técnica – Como resolver problemas
de atualização de GPS
A Pioneer disponibiliza continuamente atualizações de software que melhoram o funcionamento e performance de seus produtos. Todas as atualizações de firmware disponiveis estão disponíveis na própria página do produto, no site oficial da Pioneer do Brasil. Clique no botão “Atualização”, que irá direcioná-lo para a página de download, com todas as instruções necessárias para o processo.
A Pioneer do Brasil busca sempre a atualização de seus produtos de acordo com as mudanças tecnológicas que ocorrem no mercado. Obviamente, com o passar do tempo, podem ocorrer eventuais incompatibilidades entre tecnologias utilizadas em aparelhos antigos versus novas tecnologias.
Verifique sempre a compatibilidade entre seu Pioneer e a versão de IOS ou Sistema Android de seu telefone antes da compra/uso.
O Waze anunciou que finalizará o suporte e compatibilidade de seu aplicativo com o AppRadioMode, o qual será encerrado no final de Março de 2019.
Como é de conhecimento de nossos clientes, a Pioneer não tem controle sobre aplicativos e serviços de terceiros fornecidos, e portanto, não tem como garantir a compatibilidade a respeito deste assunto.
Recomendamos que, alternativamente, nossos clientes utilizem o sistema CarPlay ou Android Auto para utilizar o Waze.
Seguem orientações para algumas perguntas que podem surgir:
– O ícone do Waze sumirá da tela do aparelho?
Sim, caso o ícone do Waze ainda fique ativo e o usuário tente utilizar, o aparelho poderá apresentar “tela preta”.
Se eu não atualizar a versão do Waze, ele continuará funcionando?
– A aplicativo AppRadioMode será modificado juntamente com o aplicativo Waze, portanto, mesmo que o usuário não atualize o Waze, não conseguira utilizá-lo.
Existe algum aplicativo de mapas que poderá ser utilizado?
– Na eventual impossibilidade de se utilizar o sistema Carplay ou AndroidAuto, podem ser utilizados os navegadores Sygic, Navimii ou Navitel via AppRadioMode.
Para os modelos de Multimídia Receivers Pioneer que possuem conectividade com o app CarAVAssist, o próprio aplicativo informa que há uma nova versão de firmware para atualizar no aparelho. Consulte a Orientação Técnica, clicando no botão abaixo para visualizar o procedimento passo-a-passo.
Orientação técnica – Como atualizar o firmware pelo app CarAVAssist
Para a higienização do seu aparelho Pioneer, utilize sempre uma flanela seca. Não utilize produtos de limpeza, pois podem manchar a tela do produto ou escorrer para dentro do painel ou botões causando oxidação interna.
Os formatos mais comuns lidos pelos DVDs Pioneer são Avi e DivX. Podem existir outros formatos e isso varia dependendo do equipamento, para maiores informações consulte sempre as especificações de cada produto.
DivX é um formato comprimido de vídeo digital. O fabricante DivX, Inc. exige os direitos autorais sobre o uso de seu software de compactação. Para converter um arquivo de vídeo não compactado para DivX é preciso comprar o DivX Codec.
Nossos equipamentos somente reproduzem os arquivos DivX quando autorizados ou desbloqueados pela própria DivX. Para usar conteúdo DivX Vídeo Sob Demanda (VOD), é necessário ter uma conta. Essa conta é utilizada para gerenciar quais os computadores e dispositivos certificados DivX que poderão reproduzir os conteúdos DivX VOD que você comprar. Para assistir e reproduzir o conteúdo VOD adquirido em um destes dispositivos, você também precisará registrá-los no sua conta DivX. Cada equipamento possui um código unico que deverá ser registrado para que o equipamento possa executar o conteúdo DIvX.
Não há garantia de funcionamento na utilização de arquivos não autorizados pela DivX, “bloqueados”, expirados ou baixados da internet, pois a procedência do arquivo é desconhecida.
AVI é a sigla de “Audio Video Interleave”. É um dos formatos mais populares no mundo, sendo nativamente reconhecido pela maioria das versões do Windows e por todos os leitores de DVD que são compatíveis com o codec DivX. O AVI pode conter uma faixa de vídeo codificada em um codec qualquer e na mesma faixa é possível associar um áudio em MP3.
É importante lembrar que além do tipo de Codec, os arquivos devem conter as especificações de reprodução suportadas pelo equipamento, tais como taxa de bits, quantidade de quadros por segundo, resolução de tela, etc. Para maiores informações, consulte sempre as especificações de cada produto, e o mais importante, não copie conteúdo da internet como músicas e videos sem saber a origem e se o formato é suportado pelo equipamento, caso contrário ele poderá não reproduzir o conteúdo.
O Android Auto é uma infraestrutura desenvolvida pela Google que permite que dispositivos Android que executam o aplicativo móvel Android Auto forneçam uma interface de usuário personalizada para serem usadas em um veículo, geralmente conectado a uma unidade principal para Android no veículo. Tendo suporte tanto para tela de toque quanto botões físicos, embora seja encorajada a operação sem as mãos através de comandos de voz para garantir uma condução segura.
Orientação técnica – Como utilizar meu Android Auto com fio
O Android Auto é uma infraestrutura desenvolvida pela Google que permite que dispositivos Android que executam o aplicativo móvel Android Auto forneçam uma interface de usuário personalizada para serem usadas em um veículo, geralmente conectado a uma unidade principal para Android no veículo. Tendo suporte tanto para tela de toque quanto botões físicos, embora seja encorajada a operação sem as mãos através de comandos de voz para garantir uma condução segura.
Orientação técnica – Como utilizar meu Android Auto sem fio
O Apple CarPlay™ não é um recurso de “espelhamento” de todas as funções do celular, mas sim uma interface que permite utilizar alguns recursos e aplicativos compatíveis do seu aparelho Apple diretamente na central multimídia do veículo.
Existem três formas de controlar os aplicativos:
1º : Por meio do sistema de reconhecimento de voz do iOS, a Siri;
2º: Por meio do touch screen da multimídia do veículo;
3º: Controlar através dos próprios botões da central multimídia.
O Apple CarPlay™ não é um recurso de “espelhamento” de todas as funções do celular, mas sim uma interface que permite utilizar alguns recursos e aplicativos compatíveis do seu aparelho Apple diretamente na central multimídia do veículo.
Existem três formas de controlar os aplicativos:
1º : Por meio do sistema de reconhecimento de voz do iOS, a Siri;
2º: Por meio do touch screen da multimídia do veículo;
3º: Controlar através dos próprios botões da central multimídia.
Orientação técnica – Como utilizar o CarPlay™ sem fio?